Indicamos.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Fórum da Mulher WEC 2008 - Os desafios das mulheres da área tecnológica

Com a presença de mulheres de destaque, como a ex-senadora Emília Fernandes,atual Presidente do Fórum das Mulheres do Mercosul e a da Arquiteta Alexandra Reschke, Secretária Nacional do Patrimônio da União foi pré-lançado no último dia 19 de novembro, o Fórum da Mulher WEC 2008. O encontro, realizado pela organização do Fórum da Mulher WEC 2008, que tem como coordenadora a Presidente do Crea-DF, Engenheira Civil Lia Sá, foi uma preparação para o Fórum, que acontecerá em Brasília,de 02 a 06 de dezembro de 2008. O Fórum é parte integrante da programação do 3º Congresso Mundial de Engenheiros (www.wec2008.org.br).

Durante o evento as convidadas e as palestrantes falaram da importância da luta das mulheres, ao longo dos tempos , em busca de seus direitos de cidadãs. Todas elas buscaram enfatizar a perseverança das mulheres na defesa desses direitos. A Presidente do Fórum das Mulheres do MERCOSUL, a ex-senadora Emília Fernandes, primeira mulher eleita senadora no Brasil, defendeu uma maior participação das mulheres no poder legislativo municipal, estadual e federal. “ Nós já conquistamos muitos direitos e muito espaço, nas mais variadas esferas do poder público, mas ainda há muito o que se conquistar”, lembrou Fernandes.

Já a Secretária Nacional do Patrimônio da União, arquiteta Alexandra Reschke, apresentou quadro demonstrativo da ocupação dos cargos nos diversos Ministérios, em que é possível perceber, em números, que o contigente de mulheres exercendo cargos de chefia ainda é bastante inferior ao número de homens.

As demais palestrantes falaram dos desafios profissionais das mulheres, principalmente das áreas tecnológicas, em conquistar espaço no mercado de trabalho. “Ao longo da minha trajetória profissional, além do desafio de aliar meus vários papéis de mulher, sempre precisei provar e comprovar a minha competência e minha capacidade”, ressaltou a Presidente do Crea-DF e Coordenadora do Fórum da Mulher, Engenheira Civil Lia Sá.

No encontro, que contou com forte presença masculina, 8 mulheres do Distrito Federal receberam homenagens pelos trabalhos desenvolvidos durante a carreira profissional.

Ao final, Presidente do Confea, Engenheiro Civil Marcos Túlio de Melo, conclamou todos os presentes a participarem não apenas do Fórum da Mulher WEC 2008, mas de toda a programação da WEC. Duante a sua fala, Melo ressaltou a necessidade e a importância das Entidades de Classe abrirem espaço para a participação feminina.

As homenageadas foram:

Engenheira Civil Veridiana Bragança da Silva

Engenheira Agrônoma e Florestal Eliana Fortis

Engenheira Eletricista Márcia Jardim Soares

Arquiteta Belmira Finageiv

Engenheira Mecânica Ana Luiza de Lemos Mello

Técnica em Edificações Brigitte Ruth Popov dos Santos

Arquiteta Alexandra Reschke

Emília Fernandes

Nenhum comentário: